Uma estética a duas cores. É esta a proposta do Black & White, um festival de vídeo, áudio e fotografia com obras dos quatro cantos do mundo. Com “características únicas”, de acordo com o comunicado emitido pela organização, o objetivo é dar resposta a “uma crescente sensibilidade do público para a especificidade do preto e branco”.

Concurso iNTERFACES

Ao longo do festival vão ser apresentadas as obras vencedoras do concurso iNTERFACES – Concurso de Arte Interativa. A iniciativa resulta do objetivo de promover a “criação artística digital contemporânea e dar a conhecer obras interativas de artistas nacionais e internacionais”.

Desmistificar a relação das duas cores ao passado é outro dos objetivos do festival promovido pela Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa (AUCP), que admite a existência de um certo “preconceito”, devido à associação do preto-e-branco aos “primórdios do cinema”. O uso deste tipo de estética foi reinventado e utilizado em filmes recentes, como “O Artista“, vencedor do Óscar para melhor filme, e “Tabu“, filme português de Miguel Gomes.

No que ao som diz respeito, pretende-se dar a conhecer áudios que, de alguma forma, possam criar ambientes que remetam também para as duas cores.

Do programa fazem parte várias atividades. A cerimónia de abertura dá-se às 21h45 desta quarta-feira, e o fim do festival é assinalado com a cerimónia de encerramento para atribuição de prémios, no dia 25, à mesma hora, seguida de uma festa.

10º Festival Internacional Audiovisual Black & White ’13 from Católica Porto on Vimeo.