Fred Turner é um jovem de 17 anos residente em Yorkshire, Inglaterra e tem um irmão mais novo chamado Gus. Fred tem o cabelo castanho claro enquanto Gus é ruivo, tal como a mãe.

O interesse de Fred pela ciência e as constantes piadas e comentários dos amigos e colegas que diziam que os irmãos eram filhos de pais diferentes, fizeram com que o jovem pusesse mãos à obra e explicasse o mistério. Assim, montou, no seu próprio quarto, um pequeno laboratório científico que funciona como uma máquina de testes de ADN.

O kit tem aparelhos básicos de laboratório mas a máquina mais importante, que amplia e copia milhares de amostras de ADN em poucas horas, foi criada por Fred Turner. A montagem custou ao jovem aproximadamente 300 euros, bem abaixo dos milhares de euros que teria de despender se comprasse uma.

Fred testou como é que o seu ADN e do irmão reagiam a temperaturas diferentes e descobriu o gene modificado de Gus, que faz com que tenha o cabelo vermelho. A invenção valeu a Fred Turner o prémio de “Jovem Engenheiro do Ano” no Reino Unido e os elogios da comunidade científica. A partir do próximo ano, Fred estará na Universidade de Oxford a estudar Bioquímica.