A organização disponibiliza cinco músicas. Basta escolher uma e, a partir dela, produzir um conceito para uma curta-metragem. Depois, basta submetê-la no portal do concurso Animation Talent Award. O objetivo é concorrer à possibilidade de ter a sua ideia de curta-metragem financiada.

Até 2 de junho, quem quiser tentar a sua sorte terá que criar a ideia do filme. No entanto, há regras: ele tem de ser inspirado numa música – entre as cinco disponibilizadas pela organização – e ser constituído, no mínimo, por 50% de animação. Tendo a ideia, o participante terá que se inscrever no site oficial e enviar a sua ideia.

Só os 100 primeiros projetos submetidos serão elegíveis a concurso, com dez a serem eleitos pelo júri. Os escolhidos serão divulgados na plataforma do Animation Talent Award e na Startnext, uma plataforma crowdfunding.

Os dez projetos terão de definir o orçamento necessário à sua realização – o valor mínimo para todas as curtas é de 500 euros e o máximo, para o projeto mais votado no site, de 2500 euros. A isto, acresce-se qualquer valor que seja angariado via crowdfunding.

Os filmes devem ser produzidos os filmes até 30 de setembro, onde serão divulgados ao público. O Animation Talent Award é organizado pela International Academy of Media and Arts Halle, em parceria com a Adobe, Universal, Arte Creative, Wacom e Maxon.