Até 26 de maio, estão abertas as inscrições para um estágio para Orquestra, na Universidade de Aveiro. A formação é promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e tem como objetivo promover a experiência orquestral e o desenvolvimento do nível artístico entre jovens instrumentistas portugueses.

O estágio decorre entre 27 de julho e 1 de agosto e é destinado, preferencialmente, a candidatos licenciados ou com frequência no Ensino Superior. Os candidatos vão ter que tocar um excerto de três a cinco minutos de um andamento de concerto ou obra a solo e podem fazer-se acompanhar por um pianista.

As inscrições devem ser feitas através do preenchimento de um formulário na página oficial do programa. Depois, terão que participar numa das provas práticas que vão percorrer o país a partir de 30 de maio. No caso do Porto, é a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo a receber as audições, a 8 de junho.

As audições estão abertas a violinos, violas, violoncelo, contrabaixo, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba e tímpano/percussão. Depois de selecionados, os candidatos terão que pagar 60 euros, caso necessitem de alojamento e alimentação.