Os jovens licenciados, mestres ou doutores terão a oportunidade de ocupar as vagas de 5 mil novos estágios, que estão previstas abrirem ao longo deste ano e em 2014, no contexto do Movimento para o Emprego, sinergia da Fundação Calouste Gulbenkian e da COTEC Portugal. Esta iniciativa conta com a participação de várias empresas e estão em causa estágios profissionais com uma remuneração mensal de cerca de 800 euros.

Para participar, os jovens não podem ter mais de 30 anos e têm de estar inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Os 800 euros de remuneração a que os candidatos têm direito junta-se a um subsídio de refeição. Estas duas regalias são comparticipadas, em 80%, por fundos públicos, sobretudo de programas comunitários, e o restante pela empresa que acolhe o estagiário.

Com 107 organizações aderentes ao Movimento para o Emprego, entre estas encontram-se a Galp, IKEA, ANA – Aeroportos de Portugal, ou a Nestlé. A ideia deste movimento é mobilizar as empresas e incentivar a oferta de estágios remunerados, recorrendo a apoios cedidos pelo Estado.