A FMUP conseguiu com que fossem entregues aos seus investigadores as três bolsas do programa Harvard Medical School Portugal. Os três projetos abrangem três áreas diferentes da Medicina e são um importante incentivo financeiro para os investigadores.

Alexandra Gonçalves, investigadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular da FMUP e médica no Hospital de São João, viu o seu projeto de investigação sénior receber um investimento de 400 mil euros. O trabalho obteve nota “excelente” em todos os parâmetros de avaliação e a cardiologista vai poder desenvolver o seu projeto em Harvard, nos próximos dois anos.

Harvard Medical School Portugal

O Programa Harvard Medical School-Portugal começou em 2009 e consiste num parceria entre algumas escolas médicas e laboratórios portugueses e a escola médica norte-americana. É financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) e tem como objetivo promover a cooperação entre os dois grupos de forma a estimular a produção e publicação de artigos e informação médicos para o público em geral.

Ainda na área da Cardiologia, mais concretamente no Departamento de Fisiologia e Cirurgia Cardiotorácica da FMUP, foi atribuída uma outra bolsa de investigação. Mário Santos, médico no Hospital de Santo António, vai receber 140 mil euros para continuar o seu projeto – “O impacto do exercício de alta intensidade em doentes com cardiopatia isquémica um ensaio clínico randomizado”. O estudo pretende avaliar a forma como vítimas de um enfarte do miocárdio reagem a diferentes programas de exercício.

Finalmente, Francisco Beça, docente e investigador do Departamento de Patologia e Oncologia da FMUP, conseguiu uma bolsa de 200 mil euros. O investimento vai ser feito num projeto na área do cancro da mama e, nos próximos dois anos, o médico poderá desenvolver a investigação no Dana-Farber Cancer Institute (Boston), com a tutela de uma das mais prestigiadas investigadoras na área oncológica Kornelia Polyak. Um dos objetivos do projeto é melhorar possíveis formas de tratamento.