O martelinho tornou-se, com o tempo, parte integrante das celebrações de São João, quer na cidade do Porto, quer nos arredores. Este ano marca o regresso da circulação do martelo original, inventado em 1963, por Manuel António Boaventura. No entanto, desde esta data que estes instrumentos ganharam formas, cores e tamanhos diferentes.

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação da Juventude e a Câmara do Porto juntam-se para promover mais um concurso “Martelinhos de São João”. Segundo o regulamento oficial, o objetivo deste programa é “estimular a participação dos jovens na interpretação do tema da festa do São João do Porto, através da reinvenção do tradicional Martelo de S. João”.

Ao concurso podem concorrer tanto portugueses como estrangeiros. No entanto, pessoas com nacionalidades diferentes têm que residir em Portugal. O evento também está restrito aos participantes com idades entre os 18 e os 35 anos.

As propostas devem ser criadas de forma individual ou coletiva, com os candidatos a poderem apresentar um máximo de três propostas a concurso. Estas devem ser entregues até 11 de junho. As ideias podem ser apresentadas em qualquer tipo de material ou técnica, desde que seja respeitada a forma original do martelinho de S. João.

O júri irá selecionar 250 conceitos. As propostas escolhidas vão fazer parte de uma exposição do programa de exposições da Fundação da Juventude/Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, no Porto.

Das 250 propostas, o júri irá selecionar três. Cada uma delas representará um lugar no pódio, com o primeiro lugar a receber um prémio de 2000 euros, o segundo leva 1500 euros e o terceiro 1000 euros. Os vencedores serão divulgados no dia 20 de junho.

Notícia atualizada às 13h45 de 7 de junho de 2013. Foram alteradas as datas de entrega de propostas e de divulgação de vencedores, depois de a organização do concurso ter decidido alargar os prazos.