“O Concerto” de comemoração dos 25 anos da Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto (OUP) vai realizar-se no dia 10 de junho, no Rivoli, no Porto. No espetáculo serão apresentados, por ordem cronológica, alguns temas do reportório da primeira tuna feminina do país.

Catarina Marques, Magister da Tuna Feminina do OUP, explicou ao JPN que, no dia 10 de junho, o grupo vai dar a conhecer a sua história e satisfazer algumas curiosidades do público: “O porquê do nosso estandarte ser uma colher ou o porquê de atuarmos com malmequeres no cabelo”, exemplifica.

Para além do concerto, o ano de comemoração da Tuna Feminina do OUP será marcado por várias atividades, como uma digressão, tertúlias, o lançamento do site oficial da tuna e de um CD com as músicas que marcaram estes 25 anos. Segundo Catarina, as tertúlias organizadas pela Tuna Feminina, embora ainda não esteja totalmente definido, “pretendem abordar temas como o surgimento do traje feminino, o início do movimento tunante feminino e o impacto do Orfeão Universitário do Porto na criação de tunas femininas”.

O lançamento do seu site oficial é “uma forma especial de divulgar os nossos 25 anos”, conta, acrescentando que serão disponibilizados áudios e vídeos de atuações. O site funciona também como um interface entre a tuna e o público, que terá a oportunidade de enviar sugestões ao grupo.

Durante os 25 anos de existência e atuações, a Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto tem sido recebida com carinho nos locais onde passa. “O público tem sido imensamente recetivo e curioso. O facto de sermos a primeira tuna universitária feminina desperta curiosidade”. Para o dia 10 de junho, a tuna espera “sala cheia” pois, garante Catarina, “vai ser um espetáculo memorável”.