O livro de banda desenhada “O Baile”, cuja história é passada no Estado Novo, venceu os Prémios Profissionais de Banda Desenhada em seis categorias: . melhor álbum do ano, o melhor argumento, o melhor desenho, a melhor cor, a melhor legenda e melhor design.

Com argumento de Nuno Duarte e desenhos de Joana Afonso, a ficção envolve uma investigação policial e pescadores zombies. “O Baile” retrata a vida do inspetor da PIDE Rui Brás que, em 1967, é incumbido de investigar relatos macabros sobre vários pescadores mortos que voltam para assustar uma pequena vila.

Nuno Amado, que faz parte da organização do evento, a cargo da Iniciativa BD, considera que o reconhecimento destes trabalhos é importante para os autores portugueses. “O problema dos nossos autores é não poderem dedicar-se em exclusivo a esta arte de que tanto gostam, porque os seus livros pouco vendem no nosso mercado”, sublinha.

Hoje em dia, o “mercado incipiente português não deixa que os nossos artistas vivam desta arte”, refere Nuno. Para um dos promotores do evento, “o português médio considera que a BD são “bonecos para as crianças” e que os livros são muito caros.

Acredita, acima de tudo, que é necessário que o público aprenda a ler banda desenhada: “Para se ler BD tem de se prestar atenção a todos os pormenores de uma vinheta, conjugar o desenho com a história e depois olhar para a construção da página, ou seja, para as vinhetas no seu conjunto”, explicou, em entrevista ao JPN.

Para a Kingpin Books, editora da obra, este reconhecimento é uma “potencial abertura de portas para o mercado exterior”, tanto para o seus autores como para a editora. De facto, o objetivo desta distinção é “relançar os melhores livros de autores portugueses do ano de 2012”, explicou Nuno.

Os Prémios Profissionais de Banda Desenhada, criados este ano por Nuno Amado, André Oliveira, Inês Fonseca Santos, Maria José Pereira e Mário Freitas foram entregues na passada sexta-feira.