A oportunidade de conhecer novas bandas ou artistas é o principal motivo que leva os Dear Telephone, os The Glockenwise, Memória de Peixe e os PAUS fiquem pelo recinto depois de terminarem os seus espetáculos em palco. À conversa com o JPN, algumas das bandas portuguesas que vão estar nos palcos do Primavera confessaram a vontade de ficar pelo festival e sugerem alguns dos nomes para ver e ouvir no Optimus Primavera Sound.

A que concertos não podem faltar?

Não há consenso entre as quatro bandas sobre qual o concerto a que não podem faltar. PAUS e Dear Telephone prometem marcar presença em Nick Cave & the Bad Seeds, enquanto os The Glockenwise confessaram que não podem perder os Hot Snakes, momento do Primavera a que os PAUS também não querem faltar. Já para os Memória de Peixe, a presença em My Bloody Valentine, Do Make Say Think, Deerhunter e Grizzly Bear é obrigatória.

Concertos das bandas portuguesas

– Dear Telephone – Palco Super Bock, dia 31 de maio, 17h
– Memória de Peixe – Palco Optimus – dia 31de maio, 17h55
– The Glockenwise – Palco Super Bock, dia 1de junho, 17h
– PAUS – Palco ATP, dia 1 de junho, 20h

James Blake, Dinossaur Jr., Four Tet e Swans são outros dos nomes apontados pelos Dear Telephone. Quem também não quer perder Swans são os PAUS, que vão estar presentes ainda em Grizzly Bear, Local Natives, Metz e Fucked Up.

Entre vários nomes, os The Glockenwise assumiram que queriam ver Rodriguez, mas depois do cancelamento, o interesse pelo Optimus Primavera Sound mantém-se. White Fence, Dead Can Dance, OM e Fuck Buttons são alguns dos nomes que interessam a banda. Rafael Ferreira, o guitarrista da banda de Barcelos, disse ainda que vai aproveitar para ver Blur “para ficar no currículo”.

Costumam frequentar festivais sem ser para atuar?

Quanto a frequentar festivais, as quatro bandas portuguesas partilham a mesma opinião: dependendo do cartazes, todas elas gostam de ser apenas espectadores. No entanto, os PAUS admitem, e com satisfação: “Temos tido a sorte de tocar nos nossos Festivais de eleição, o que faz com que juntemos as duas coisas”.

Fãs do festival Primavera Sound, os Memória de Peixe confessam que não têm frequentado tantos festivais quanto gostariam e culpam as dificuldades económicas por isso. Já os Dear Telephone, que admitem que alguns dos seus membros costumam frequentar festivais só para atuar, deixam claro que privilegiam sempre “o concerto único, em sala dedicada”.

Os The Glockenwise, antes de começarem a tocar mais regularmente, já estavam familiarizados com os festivais nacionais. “Até costumamos ir todos juntos ou com amigos, mas costumamos encontrar-nos sempre uma vez”, admite Rafael Ferreira.

O que é que um festivaleiro deve levar para um festival?

Além de vontade de ver e ouvir música, como recomendam os PAUS, é importante não esquecer o bilhete e o dinheiro. Os Memória de Peixe sublinham que os amigos são sempre indispensáveis: “Se alguma coisa der para o torto quem é que nos leva às costas?”.

Cábula com horários, óculos de sol, e calçado confortável são outras das sugestões deixadas pelos Dear Telephone e por The Glockenwise.