No mesmo ano em que o Super-Homem celebra 75 anos, foi encontrado mais um dos raros exemplares da primeira edição da banda-desenhada (BD) Action Comics – aquela onde se deu a estreia do super-herói, que faz parte do universo da DC Comics. A obra estava dentro de uma das paredes de uma antiga casa no Minnesota, EUA.

David Gonzalez, trabalhador na área da construção, estava a renovar a casa que havia acabado de comprar, quando encontrou o comic, ao demolir uma das paredes. A Action Comics n.º 1, de 1938, estava entre outros jornais e revistas que serviam como isolante há cerca de 70 anos.

Na verdade, David nunca gostou da banda-desenhada norte-americana, mas percebeu logo que aquela, em específico, era valiosa, até porque é do conhecimento geral que o Super-Homem foi uma marca para os super-heróis e a popularização dos comics serviu como rampa de lançamento para outras personagens do género.

Neste momento, a obra vai permanecer em leilão até 11 de junho. A 22 de maio, o valor oferecido era já de 107.333 dólares (83.255 euros). No entanto, ainda faltam alguns dias até à data final e obras raras deste tipo podem amealhar uma grande soma – há dois anos, um exemplar foi vendido por 1,5 milhões de euros. A cópia de David não está em boas condições, pelo que o seu preço não deverá atingir estes valores.