Felicidade. Qualidade de vida. Bem-Estar. Palavras que definem estados de espírito da populações. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) procurou avaliar o bem estar de um povo através do índice “Better Life”.

Dos 36 países avaliados, Portugal encontra-se no 27.º lugar, enquanto Austrália, Suécia, Noruega, Suíça e Canadá são os países onde se vive melhor. Mais insatisfeitos que os portugueses, estão os húngaros, os gregos, os estónios, os russos, os brasileiros, os chilenos, os mexicanos e os turcos.

O índice da OCDE pretende contabilizar o que está fora das estatísticas económicas, através de onze tópicos selecionados como essenciais para as boas condições de vida das populações:
habitação, rendimentos, empregos, comunidade, educação, ambiente, participação cívica, saúde, satisfação com a vida, segurança e equilíbrio entre trabalho e vida privada.

O fator “satisfação com a vida” mostra o descontentamento dos portugueses: Portugal é o penúltimo de 36 países, segundo o índice. Só na Hungria os habitantes se sentem ainda mais descontentes e a Grécia também ocupa os últimos lugares, mesmo antes de Portugal. No outro extremo do ranking, a Suíça é o país onde o índice “satisfação com a vida” tem pontuação máxima”. Os noruegueses e islandeses também se sentem satisfeitos.

A felicidade, item mais subjetivo, considera o número de experiências pessoais, positivas e negativas. Nos países da OCDE, 80% das pessoas afirmaram ter mais experiências positivas ao longo de um dia. Níveis superiores de “felicidade” registaram-se na Dinamarca, Islândia e Japão, enquanto que a Estónia, a Hungria e a Turquia demonstram os piores resultados. Portugal está abaixo da média, com 71%.

Nos restantes itens avaliados, a posição de Portugal vai variando, sendo a educação e participação cívica o itens pior avaliados entre os portugueses. No item “equilíbrio entre trabalho e vida pessoal” (no 19.º lugar), a OCDE conclui que os portugueses precisam de condições para ter mais filhos e as condições de habitação são o item em que os portugueses são mais felizes (9.º lugar).