Há seis universidades portuguesas presentes num dos mais relevantes rankings a nível mundial: o QS World University Rankings.

A lista, com base em critérios como reputação académica do instituto e das faculdades, alunos internacionais ou artigos publicados, incorpora cerca de 874 universidades e, a de Coimbra (UC), é a portuguesa com melhor classificação: ocupa o 385.º posto.

A Universidade do Porto (UP) surge em 404.º lugar, seguida pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), em 432.º. No ranking surgem ainda a Universidade de Lisboa (UL), a Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (UCP) e a Universidade Técnica de Lisboa (UTL), todas classificadas abaixo da 550.ª posição.

As primeiras 12 universidades são do Reino Unido e dos Estados Unidos da América (EUA), com o top 3 a ser constituído pelo Massachussets Institute Of Technology (MIT) e as universidades de Cambridge e Harvard.

Este domínio só é quebrado pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, no 13.º lugar, mas até ao 20.º lugar só há dois institutos que não são nem do Reino Unido nem dos EUA – McGill University (18.º) e Universidade do Toronto (19.º), ambas do Canadá. Nas 50 melhores há ainda universidades da Austrália, Japão, França, Coreia do Sul, China e Singapura.