Intitula-se “SLAM for 3D Map Building to be used in a Matching Localization Algorithm” e pertence ao investigador do INESC TEC e estudante de doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Miguel Pinto.

Defendida a 18 de janeiro, pelo agora doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela UP, esta tese foi considerada a dissertação com maior qualidade técnico-cientifica e caráter inovador.

Segundo Miguel Pinto, o objeto de trabalho – um robô designado “RobVigil” – foi concebido para “fazer a vigilância de estabelecimentos públicos de uma forma autónoma, com um menor auxílio possível de intervenção humana”, chegando mesmo a detetar “situações de fogo ou de escape de gases eminentes”, assegura o investigador ao JPN.

O melhor trabalho de robótica

Este prémio, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR) ao melhor trabalho de dissertação de doutoramento elaborado no âmbito da área científica da robótica, tem como objetivo estimular a inovação e o rigor do trabalho de investigação, bem como potenciar a divulgação científica de trabalhos de qualidade relevante.

Este projeto envolve outros, sendo multidisciplinar. Miguel Pinto não desenvolveu o robô, mas teve como tarefa resolver um problema que era fulcral: “Dotar um robô com capacidade de se localizar no meio ambiente onde navega”. Assim, a sua tarefa principal foi fazer “a parte de localização e de mapeamento do meio do robô”, um módulo importante para que este projeto fosse bem sucedido.

Depois de mais de três anos a trabalhar na tese, o investigador do INESC TEC está “orgulhoso” pelo facto de esta ter sido considerada a melhor na sua área, vendo assim o “trabalho reconhecido”, assegura Miguel Pinto.

O “RobVigil” é um dos primeiros robôs vigilantes “inteligentes”, que surgiu através do resultado de um consórcio pioneiro a nível mundial, que envolveu a Faculdade de Economia da UP e o INESC TEC.