Gostar de viajar nem sempre significa gostar de ser turista. Quem prefere fugir aos clichés e descobrir aqueles sítios que só os locais conhecem mas não não tem amigos na cidade que vai visitar, tem uma solução: alugar um.

A ideia do Rent a Local Friend nasceu em Lisboa, fruto da experiência da jornalista brasileira Alice Kuntz Moura. Ao P3, explicou que, quando viveu na capital portuguesa, percebeu que “os lugares mais divertidos, como os miradouros e as pracinhas, não tinham muita gente, porque as pessoas não conheciam”.

Então decidiu ela própria mostrar esses lugares. Começou com os seus amigos, depois com os amigos deles, e o conceito foi crescendo. “De repente comecei a receber emails que diziam ‘olha, se alguém quiser vir a Paris, eu posso fazer uma visita guiada’, e aos pouquinhos comecei a pôr no site”, recorda.

45 cidades do mundo com Local Friends

Hoje esse mesmo site tem ‘Local Friends’ em 45 cidades, espalhadas pela Europa, Ásia e América. São pessoas comuns, com várias actividades profissionais, formações e interesses, disponíveis para mostrar as suas cidades a viajantes mais alternativos.

Preparam roteiros personalizados, baseados nos interesses dos clientes, e ajudam a fugir às filas, preços altos e destinos a transbordar de turistas. E ainda combatem barreiras linguísticas. Cada cidade tem também um “local guru” que ajuda a coordenar todos os colaboradores. “É o melhor Local Friend, e o nosso representante em cada cidade”, explica Alice.

Para contratar este serviço, é necessário percorrer alguns passos simples. Primeiro, estar registado no site oficial. Depois, selecionar o destino e escolher um Local Friend.

O site permite ao viajante selecionar os seus interesses, e filtrar os Local Friends que mais se adequam aos seus objetivos. Ou então, pode ser o próprio turista a explorar a página de cada um e escolher o que mais se identifica com ele.

Uma vez selecionado o amigo, basta verificar as sua disponibilidade e marcar o serviço. A reserva pressupõe o pagamento de 30% do valor, e a partir desse momento cliente e amigo entram em contacto via e-mail.

Roteiros temáticos das cidades

Em Portugal, é possível alugar amigos no Porto e em Lisboa. A primeira oferece seis amigos e a capital, 13. Todos os colaboradores são fluentes em inglês, sendo que alguns deles falam também outras línguas.

O Rent a Local Friend oferece vários tipos de serviços. As visitas podem ser de um dia, que correspondem a oito horas, ou de meio dia, que correspondem a quatro horas. O preço varia consoante a modalidade e o custo de vida na respetiva cidade.

Em Lisboa, meio dia custa 140€ e um dia 240€. No Porto, meio dia fica-se por 120€ e um dia por 220€. O montante serve para pagar os serviços do Amigo, ficando ao cargo do cliente possíveis encargos com restaurantes, cafés, museus, transportes, etc.

E para quem está interessado em fazer um roteiro turístico diferente, mas dispensa um guia, é ainda possível “comprar apenas as dicas”, explica Alice. “Escolhem uma categoria, como gastronomia ou arte, e depois recebem as dicas de todos os Local Friends dessa cidade por email”.