A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai organizar o “ARRÁBIDA50, Colóquio Internacional sobre Pontes e Património”. O evento reúne um grupo de especialistas que irão abordar o tema sob as perspetivas técnica, artística, paisagística, histórica e patrimonial.

O ARRÁBIDA50 vai decorrer a 21 de junho, um dia antes da Ponte da Arrábida, no Porto, celebrar o seu 50.º aniversário. Ao meio século de existência da ponte – que se tornou, recentemente, Monumento Nacional, junta-se o centenário do nascimento do seu criador, o engenheiro Edgar Cardoso.

Inscrições

Colóquio
Geral: 60 euros
Estudantes: 30 euros

Colóquio e jantar
Geral: 80 euros
Estudantes: 60 euros

Ficha de incrição

No evento, decorrerão diversas conferências, com oradores nacionais e internacionais. Durante a manhã, estas irão incidir sobre a Ponte da Arrábida e o seu criador. Ao início da tarde, oradores da Universidade de Aveiro, da Universidade do Minho e da FEUP vão abordar diferentes tipos de pontes: alvenaria, metal e betão, respetivamente. No final da tarde, haverá ainda três conferências sobre o design e a estrutura das pontes, com Eduardo Souto de Moura – vencedor do prémio Pritzker em 2011 – a falar sobre “As pontes e o Porto”.

Além das conferências, a organização vai promover um concurso de fotografia, cujo tema são os 50 anos da Ponte da Arrábida. A inscrição é gratuita e há dois prémios de 500 euros, um para a melhor fotografia a preto e branco e outro para a melhor fotografia a cores.

O evento será na Alfândega do Porto e termina com um jantar a bordo de um barco, no rio Douro.