No mundo, existem simuladores de futebol, basquetebol e até ciclismo, mas não de futsal. João Lopes, estudante na Universidade de Aveiro (UA), decidiu colmatar essa falha ao criar o “Futsal Manager“, um jogo em que podemos envergar a camisola de treinador de uma das equipas do campeonato português de futsal. Esta quarta-feira, 5 de junho, dá-se o pontapé de saída da nova plataforma.

“O futsal sempre foi uma modalidade que me agradou e já merecia um jogo deste género. Por isso, decidi fazer um jogo em que vestimos a pele de treinador de uma equipa”, explica João Lopes ao JPN.

Até ao momento, o estudante desenvolveu todo o jogo sozinho e esclarece que a principal dificuldade foi a criação do simulador, pois é “bastante complexo e demora bastante tempo a ser desenvolvido, devido aos imensos testes realizados para atingir a perfeição, pelo que esta se encontra em constante transformação”.

O site

Em “Futsal Manager”, o utilizador tem todo o controlo dos aspetos do jogo, incluindo táticas, substituições ou mesmo o guarda-redes avançado. “É bastante semelhante ao que se passa em outros simuladores do género, como o ‘Football Manager'”. Além disto, João fez acordos com cada uma das equipas do campeonato nacional de futsal para conseguir a autorização e os dados destas e dos seus jogadores. Assim, os utilizadores poderão jogar com as equipas oficiais.

Jogo pode vir a gerar postos de trabalho

Depois da estreia, esta quarta-feira, virão mais novidades até setembro, como a introdução de equipas da 2.ª e 3.ª divisões portuguesas. Além disto, João revela que as aplicações para Windows, Android e iOS já estão em desenvolvimento.

“Uma das nossas intenções é fazer com que a pessoa não perceba a diferença entre jogar num PC, navegador, tablet ou smartphone”, pelo que o jogo está a ser desenhado para que não haja diferenças. Ao utilizador, basta introduzir os seus dados para aceder e continuar o jogo, independentemente da plataforma.

Por enquanto, o “Futsal Manager” está disponível a partir de qualquer navegador de Internet. Em setembro vêm as aplicações e a jogabilidade multiplataforma, que serão gratuitas até setembro de 2014. Quanto ao desenvolvimento do jogo, João considera contratar pessoas e formar uma equipa para o trabalhar.