“Nada pode amenizar um romance turbulento como jogar um videojogo sobre a turbulência no romance”. A frase é da revista Rolling Stone para descrever aquele que é considerado o jogo “mais deprimente do mundo” pela revista Spin, da responsabilidade de estúdio independente de desenvolvimento de videojogos de Malta.

“Will Love Tear Us Apart?” pretende pôr os jogadores a refletir sobre o “lado mais negro do amor: má comunicação, impasse emocional e a tristeza da separação”. O objetivo é recriar a “experiência emotiva” e relembrar “os dias negros que precedem o fim de um relacionamento”.

Já disponível online, o videojogo resulta de uma iniciativa, com início no verão de 2011, que estabelecia, como desafio principal, a adaptação da música dos Joy Divison para o formato de videojogo. Gordon Calleja assume-se como criador do projeto: “Ele viu cada verso da música como um ambiente de jogo diferente”.

Escrito no fim da década de 70, o single que inspirou “Will Love Tear Us Apart?” retrata os problemas de Ian Curtis, com a esposa, Deborah Curtis, que, entre outros motivos, terá levado ao suicídio do vocalista dos Joy Division, em maio de 1980.