A conferência promovida pela Delegação Regional do Norte da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), intitulada “Que Saúde Pública?”, tem início marcado para as 14h30 desta quinta-feira, nas instalações do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

O início da sessão fica a cargo de Joaquim dos Santos Carvalho, presidente da Delegação Regional do Norte da DECO e, em seguida, a enfermeira diretora da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Margarida Filipe, fará uma intervenção sobre projetos inovadores e partilha de boas práticas nos cuidados partilhados de saúde.

“DE.COnvida”

A DECO conta com mais de três décadas de atividade como instituição de interesse público para a defesa dos direitos de consumidor. As conferências “DE.COnvida” têm como objetivo promover um debate alargado sobre temas com um grande impacto na vida dos consumidores. Apesar da entrada livre, os participantes estão sujeitos a inscrição.

Os temas principais da segunda intervenção do dia, pelo médico de Saúde Pública, Alcindo Barbosa, serão o desenvolvimento dos cuidados de saúde primários e a reorientação do sistema de saúde.

O diretor do ISPUP e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Henrique Barros, pelas 15h20, vai analisar as “tendências de evolução dos estilos de vida com maior impacto na saúde” e o estado atual da investigação em Portugal.

Por volta das 16h20, antes do debate, haverá uma intervenção centrada no papel do “cidadão como referência do sistema de saúde”, por António Pinto Lopes, coordenador regional da DECO.