Nas bicicletas estacionadas no antigo posto de turismo na praça do Infante no Porto, estão montadas duas colunas, um sistema de localização GPS e ficheiros de música. Ao longo do trajeto, que começa na zona da Ribeira e termina no farol da Foz, é contada uma história futurista que aborda as causas e consequências da poluição no rio Douro.

O projeto chama-se “Opera fiXi” e faz parte da programação do Serralves em Festa 2013. Kaffe Matthews em colaboração com o grupo de teatro Visões Úteis, compôs propositadamente para a cidade do Porto, uma sequência de sons que vão sendo entoados conforme se avança na bicicleta até ao farol do molhe.

Os conteúdos de “Opera fiXi” inspiram-se na pesca contemporânea, no rio Douro e na qualidade da sua água. A partitura que se vai ouvindo em movimento fala na duração de uma jornada de pesca durante a noite e na poluição do rio que determina a mudança de sexo dos peixes, e que se reflete também na espécie humana.

O objetivo é “dar ao ciclista uma maneira diferente de usufruir uma banda-sonora e uma forma de conhecer a cidade, bem como fazer com que este leve a música ao encontro dos outros”, explica ao JPN Ana Vitorino, membro da direção do Visões Úteis, entidade colaboradora no projeto de Kaffe.

Até ao momento, o balanço tem sido positivo. Segundo Ana Vitorino, o projeto permite às pessoas da cidade conhecê-la de uma outra forma e dá aos turistas uma oportunidade de percorrer o Porto ouvindo música portuguesa.

As viagens musicais pela margem do Douro terminam no próximo domingo, 9 de junho, dia em que termina o Serralves em Festa. Por enquanto, o JPN deixa-lhe alguns momentos da banda-sonora do projeto (ouça o áudio em cima).