Pode não ser ligar o termostato... pode ser mudar de canal, desligar a luz ou ainda ligar a aparelhagem. O que é certo, é que com a tecnologia WiSee, não precisaria de sair do sofá - ou levantar-se da cama - para nenhuma destas pequenas tarefas.

A ideia é de uma equipa de investigadores da Universidade de Washington que está a desenvolver uma nova tecnologia – o sistema WiSee – que deteta e ‘interpreta’ os movimentos dos utilizadores, levando a que apenas alguns gestos simples sirvam para executar tarefas como desligar a luz, ligar a aparelhagem, meter um filme em pausa ou aumentar a temperatura.

O sistema

O router interpreta o sinal recebido e envia-o para o dispositivo de destino com a mensagem interpretada. Tecnologicamente falando, este sistema funciona através da amplificação das ondas que os movimentos criam no sinal.

É certo que não precisa de sair do sofá mas o melhor desta tecnologia é que, ao contrário do Kinect, por exemplo, deteta os movimentos em qualquer parte da casa ou do local de trabalho. Uma vez que funciona através das ondas Wi-Fi (a ligação de internet normal lá de casa), não tem de estar num determinado sítio, ter câmaras pela casa ou sensores no corpo para que o aparelho funcione.

O sistema ainda não está totalmente acabado mas já reconhece nove gestos, programados pela equipa, com uma precisão de 94%. Para além disso, a tecnologia consegue ainda identificar o utilizador no meio de um grupo de outras pessoas. Ainda assim, se for programado para isso, pode identificar vários utilizadores que depois definem os seus próprios comandos gestuais.

A ideia vai ser apresentada pela equipa, constituída por Qifan Pu, Sidhant Gupta, Shyam Gollakota e Shwetak Patel, na próxima Mobicom – a 19.ª Conferência Internacional de Computação Móvel e Redes, que acontece em setembro, em Miami, nos Estados Unidos. Para usar a nova tecnologia, acreditam os investigadores, bastará, em breve, um router com o software WiSee instalado.