O Auditório do Centro Cultural de Paredes de Coura começou a receber, desde este sábado e até segunda-feira, o primeiro festival de cinema Lego. A programação oficial do Cine Brick inclui alguns dos mais importantes filmes produzidos com peças da Lego, numa seleção que pretende mostrar alguns dos filmes oficiais da marca, mas também trabalhos feitos pelos fãs.

Nesta primeira edição, vão ser apresentados 66 filmes de 11 países diferentes, sendo que apenas um é português. Os filmes foram criados a partir de argumentos originais, mas também recriações de sequências conhecidas da história do cinema ou “videoclips” conhecidos, bem como outros motivos de interesse.

Carlos Rui Ribeiro, co-organizador do Cine Brick, explica que um dos objetivos do festival “é surpreender os espectadores com a qualidade dos filmes que se podem fazer utilizando peças Lego”.

Além disso, apesar da quantidade de filmes feitos com peças Lego e da comunidade de fãs são ainda muito raras as exibições destes filmes em salas de cinema. “Tanto quanto temos conhecimento existem apenas dois outros festivais em todo o mundo, um nos Estados Unidos e outro na Alemanha. É essa lacuna que pretendemos preencher”, acrescenta o próprio ao P3.

Vídeos musiciais com Lego

O primeiro dia do festival arrancou com a exibição de um filme sobre a história da Lego. Depois, foi apresentada uma primeira secção dedicada aos filmes realizados pelos fãs. O dia encerrou com uma secção de vídeos musicais feitos com peças Lego.

Este domingo, dia 9, serão exibidos dois episódios da série oficial da Lego dedicada ao “Star Wars”. De seguida, é mostrada uma secção de homenagem ao cinema com réplicas de cenas de filmes ou “trailers” feitas com Lego. Vão ser ainda apresentados, em exclusivo, os filmes premiados de uma competição recente promovida pela Lego a propósito da longa metragem “The Lego Movie”, que vai estrear no próximo ano. O dia termina com mais um filme oficial da Lego, “Lego Atlantis”.

O terceiro dia vai ser dedicado a duas séries oficiais Lego – “Legends of Chima” e “Hero Factory”. Com entrada livre, cada sessão será limitada a 150 lugares. O Cine Brick vai integrar ainda a edição 2013 do Arte em Peças que atrai os entusiastas da Lego, bem como o público mais cinéfilo.