Na edição do ano passado do European Satellite Navigation Competition, o prémio mais importante da competição – o Galileo Master 2012 – veio para Portugal, em específico, para Dirk Elias, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e diretor do Fraunhofer Portugal.

Sem dúvida que este feito veio trazer ainda mais reputação à Universidade do Porto (UP), permitindo agora, à instituição, ser a única parceira, em Portugal, da edição de 2013 do European Satellite Navigation Competition.

Na organização do concurso, a UP vai ter, como competências, a gestão do processo de candidaturas das ideias de negócio, que devem ser submetidas até 30 de junho. Além disso, também cabe, à universidade, a reunião do júri internacional que, em setembro, vai escolher os vencedores, que, por sua vez, vão ser anunciados a 5 de novembro, em Munique, na Alemanha.

Prémios que ajudam projetos a “navegar” por bons caminhos

O European Satellite Navigation Competition é um concurso [PDF] que desafia os participantes a apresentarem novas ideias de negócio para a navegação por satélite. As propostas mais valorizadas pelo júri, candidatam-se, sempre, a prémios que rondam os milhares de euros. Mas não só: ajudas na incubação do negócio ou na conceção de marketing para o produto, são outro tipo de recompensas.

Em 2012, o melhor projeto pertenceu a Dirk Elias, professor da FEUP e diretor do Fraunhofer Portugal, que apresentou o “Seamless Navigation through Ultra Low Frequency Magnetic Field Communication” (ULF-MC), uma aplicação destinada a smartphones, que utiliza o sistema GPS, mas desta vez orientado para espaços interiores.