Por certo que quem, esta terça-feira, passou pela zona da Boavista, no Porto, apercebeu-se de algumas alterações na circulação do trânsito. A razão é simples: começaram as obras de requalificação do troço nascente da Avenida da Boavista, que começa na rotunda e acaba na Rua O 1.º de Janeiro.

Desta forma, a partir de agora, já não é possível circular em parte da avenida, mais precisamente entre a rotunda da Boavista e a Rua de Agramonte. A estimativa da Câmara do Porto, que está a projetar o empreendimento, é de que a zona permaneça intransitável até 9 de novembro.

Além disso, também passa a ser proibido o estacionamento, não só naquela área, mas também na Rua de Agramonte, entre a Rua da Meditação e a Rua de Gonçalo Sampaio, sendo que, as únicas exceções, são para cargas e descargas e acesso a garagens. Importa referir que poderão existir outras zonas condicionadas, à medida que as obras progridem.

Relembre-se que a Câmara do Porto lançou um concurso público para esta intervenção, no fim de outubro de 2012, prevendo um empreendimento no valor de sete milhões de euros, com um prazo de 600 dias (20 meses). A requalificação deve incidir nas estruturas de abastecimento e drenagem de água, esgotos, iluminação pública, semáforos e piso. Também está prevista a construção de uma ciclovia.