O Bloco de Esquerda (BE) pretende que as bibliotecas públicas do Porto permaneçam abertas, diariamente, das 09h às 20h. Para isso, lançou uma petição, disponível online, e que também vai circular pelas faculdades e cantinas da Universidade do Porto, a exigir a mudança de funcionamento dos espaços.

Estes, representados pela Biblioteca Municipal do Porto, junto ao Jardim de S. Lázaro, e pela Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal, segundo os subscritores da petição, “marcam as zonas oriental e ocidental da cidade do Porto como espaços públicos que prestam um serviço cultural, recreativo, informativo, convivial e de cidadania”, e, tendo em conta que são “alimentados com dinheiros públicos, a leitura que se faz nas bibliotecas é pública também”.

Os subscritores

Na altura da publicação deste artigo, a petição criada pelo BE tinha mais de 150 subscritores, entre eles, algumas personalidades, como o investigador Alexandre Quintanilha e os escritores Jorge Marmelo e Richard Zimler. O objetivo é fazê-la chegar à Câmara do Porto.

Por estas razões, os peticionários reivindicam que “as Bibliotecas Públicas passem a funcionar com um horário alargado das 9.00h às 20.00h de Segunda a Domingo, com pleno respeito pelos direitos laborais e justa remuneração das suas e seus profissionais decorrente do alargamento deste serviço”.

Outro dos argumentos utilizado na petição, tem a ver com o facto de, em “tempos de dificuldades económicas profundas”, as bibliotecas proporcionarem “espaços e serviços ainda mais procurados e apetecidos porque, em casa, muitos perderam já a possibilidade de ter livros, de ler com conforto, de aceder à Internet”.