O Instituto Europeu de Patentes (EPO) está a recrutar cerca de 200 examinadores de patentes para trabalhar nas suas instalações em Berlim, Munique e Haia. Os candidatos à função (já vamos explicar o que faz um examinador de patentes) devem ter formação nas áreas das ciências ou das engenharias.

O salário mensal oscila entre os 4200 e os 8000 euros, dependendo do currículo de cada profissional. O emprego prevê ainda benefícios como ajudas de custo para alojamento ou infantário, por exemplo.

Os candidatos devem cumprir requisitos mínimos. Além de serem cidadãos de países membros do EPO – é o caso de Portugal -, os concorrentes têm de ter concluído a licenciatura de Física, Química, Engenharia ou Biologia. O diploma deve ser relevante para a área técnica na qual o candidato quer trabalhar. Por exemplo: um licenciado em Física pode concorrer à área da física aplicada ou da termodinâmica aplicada – mas não à do audiovisual.

Entre os ramos que precisam de examinadores de patentes estão áreas técnicas diversas como a engenharia civil, a informática e a química de polímeros. Cada ramo técnico possui concursos para diferentes cidades (Berlim, Munique ou Haia). A lista completa das áreas técnicas com vagas abertas pode ser consultada aqui.

O que faz um examinador de patentes?

Um examinador de patentes tem a função de avaliar se uma tecnologia ou ideia apresentada tem os requisitos necessários para ser patenteada. Uma invenção só é candidata a uma patente se for de facto uma novidade, por exemplo, e se tiver uma utilidade ou aplicação industrial.

É precisamente para que a avaliação seja rigorosa que os candidatos devem ter não só formação científica mas também capacidade analítica e um interesse genuíno por inovações tecnológicas. A capacidade de comunicação – oral e escrita – com as várias partes envolvidas no processo de patenteação também é relevante. Daí que seja exigido o domínio de uma das três línguas oficiais do EPO – inglês, francês e alemão -, assim como capacidade de compreensão das duas restantes.

O trabalho quotidiano de um examinador de patentes consiste em pesquisar bases de dados digitais, analisar documentos, comunicar oralmente e por escrito com os requerentes de patentes (e os seus advogados) e, por fim, decidir a atribuição de patentes válidas em vários países europeus. Uma descrição mais detalhada do perfil de um examinador de patentes do EPO pode ser consultado aqui.