Vai ser em Barcelona, no âmbito da ACM Multimedia 2013, a mais reputada conferência de multimédia da atualidade, que o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) vai promover um workshop em immersive media.

A “oficina” é organizada em conjunto com a Universidade de Lisboa, o MIT Media Lab, a Universidade do Texas, em Austin (EUA), e a BBC, e pretende “juntar investigadores e praticantes deste interdisciplinar e transversal campo”, pode ler-se na apresentação do workshop.

Os meios de comunicação imersivos são aqueles que permitem, ao utilizador, uma envolvência, participação e interação, como nenhum outro é capaz de proporcionar. Conteúdos em 3D, visualizações panorâmicas, múltiplas perspetivas, som com efeito surround e um sem fim de outras técnicas, fazem parte das características dos immersive media, que pretendem dar ao utilizador a sensação de que se encontra dentro do mundo virtual, que faz parte dele.

O workshop co-organizado pelo INESC, que vai realizar-se a 22 de outubro, quer promover o debate de ideias que façam prosperar esta área da comunicação. Os trabalhos que ainda podem ser submetidos, por investigadores e estudantes, sobre o tema, vão ser uma valiosa ajuda para a discussão.

A ACM Multimédia 2013 vai decorrer entre 21 e 25 de outubro, em Barcelona, e tem, como patrocinadores, empresas como a Google e o Facebook.