Por achar que fazia falta algo assim, Nuno Meira, 37 anos, decidiu criar um site onde designers europeus independentes de mobiliário podem expor as suas criações. O DE-Branded está online há algumas semanas e já reúne trabalhos de vários criadores.

Numa pesquisa pela Web, Nuno apercebeu-se que não existia nenhum site que o fizesse.”Foi assim que tudo começou. Se não havia, por que não hei-de ser eu a criá-lo?”, recorda, numa conversa telefónica a partir de Londres.

Dividido essencialmente em duas componentes, a plataforma possibilita, por um lado, que os designers divulguem o seu trabalho e, por outro, que fabricantes façam propostas de orçamentos, a preços acessíveis, para tornar os desenhos reais.

Inscrição gratuita

Para se registar no site, a única condição é que “tenham sido as próprias pessoas a desenhar” e que, obviamente, sejam independentes. “Grandes empresas não aceito”.

Nuno Meira

Formado em arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto, Nuno, que terminou o curso em 2003, emigrou para o Reino Unido há sete anos, após uma situação de desemprego. “Depois de trabalhar um ano e meio sem ser remunerado, uma pessoa começa a pensar que só pode estar no sítio errado”. “Quando cheguei a Londres encontrei logo trabalho”, termina.

A inscrição é gratuita assim como, nesta primeira fase de testes, Nuno Meira não exige nenhuma comissão pelas peças vendidas. Posteriormente, 5% para os estudantes e 10% para profissionais com experiência deverá ser a percentagem cobrada.

Também mais tarde, Nuno admite que outras peças de design, mais pequenas, possam figurar na galeria.

Uma plataforma voltada para a Europa

Até à data já estão inscritas cerca de 15 pessoas, provenientes de países como Portugal, Reino Unido e Espanha. “Só pretendo que seja para europeus e tenho recebido vários contactos. Há muitos designers e fabricantes que querem fazer parte”.

Dispondo também de loja online, os possíveis compradores poderão entrar no site e contactar diretamente o designer. O tempo de entrega da peça oscila entre os três a cinco dias (no caso de já ter sido construída) até quatro a seis semanas (para situações em que o caso anterior não se verifique).

Com um investimento inicial na ordem das quatro mil libras (cerca de 4700 euros), o DE-Branded tem tido o sucesso que o arquiteto imaginava, muito devido ao facto de terem sido convidados para expor “designers de referência” como Jorge Sá, da Mo.ca.