A Google lançou um ambicioso projeto que visa criar um enorme anel de balões de ar para fornecer internet para os dois terços do mundo que ainda não têm acesso à web.

O Projeto Loon é composto por estações terrestres que ligam para a infra-estrutura de internet local e que transmitem sinais para os balões de ar quente, que são auto-alimentados por painéis solares. Os balões serão depois capazes de comunicar uns com os outros, formando assim uma rede de internet no céu.

Movendo-se em ventos estratosféricos a cerca de 20 quilómetros acima da superfície da Terra, os balões vão formar uma rede de hot spots no ar que podem oferecer acesso à Internet numa área ampla a velocidades comparáveis ​​à rede 3G, usando faixas de radiofrequências abertas (ver vídeo abaixo).

Os 30 balões implantados na Nova Zelândia este mês vão formar uma rede de internet para um pequeno grupo de pessoas que irão testar este projeto-piloto da Google para se poder “refinar” a tecnologia e pensar na próxima fase do projeto.

Esta poderá ser uma tecnologia que se alargará a outras regiões do Globo, tornando a Internet ainda mais abrangente e disseminada.