O desafio é lançado a cidadãos europeus – ou com visto permanente em país europeu – com mestrado ou doutoramento concluído nos últimos dez anos, em qualquer área de formação: a Fundação Canon tem 15 bolsas de investigação no Japão.

As bolsas são atribuídas por um período mínimo de três meses e máximo de um ano, “independentemente da área de estudo e atual situação laboral”, diz o regulamento. O apoio financeiro varia entre os 22.500 e os 27.500 euros e a Fundação Canon “dá prioridade àqueles que planeiem viajar da Europa para o Japão face a quem quiser prolongar a estadia”.

Os candidatos devem contactar a instituição japonesa onde pretendem levar a cabo os seus projetos de investigação. Só depois destes terem sido validados é que devem preencher o formulário de candidatura, disponível online, e enviar para o secretariado da Fundação Canon, na Holanda (Canon Foundation in Europe, P.O. Box 2262 – 1180 EG Amstelveen).

O prazo de candidatura é 15 de setembro e os nomes dos 15 escolhidos serão divulgados até ao final de 2013. Os projetos de investigação podem ter início logo a 1 de Janeiro de 2014.