“Há uma nova forma de fazer filmes e contar histórias” – este é o mote do “Family Fiction Film Project” (FFFilm Project), um ciclo de vídeo e cinema, que já vai na segunda edição, e que explora as mais diversas possibilidades em torno da temática familiar. Seja um documentário, ficção ou um filme caseiro, pode abordar desde os privados registos da família a discussões sobre famílias alternativas.

“São cada vez mais os objetos produzidos na intimidade e na precariedade dos recursos de produção”, lê-se, na página do evento. Por isso, “acreditamos que, neste momento, um ciclo deste tipo faz todo o sentido. Será um momento de partilha de métodos e perspetivas sobre o frágil, o íntimo e o precário”.

Né Barros, coreógrafa e diretora do Balleteatro, é a responsável pela edição deste ano, que vai receber candidaturas de obras até 15 de setembro. Não interessa se os filmes são profissionais ou amadores e não interessa o tempo que têm, mas devem ser enviados (para o endereço [email protected], através de wetransfer) legendados em inglês e acompanhados de uma fotografia do realizador, uma breve sinopse e a biografia e filmografia do concorrente. A ficha de inscrição também não pode ser esquecida.

Os filmes selecionados – que serão divulgados a 30 de setembro – vão ser exibidos entre 5 e 7 de dezembro na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.