Foram cerca de 1700 as obras, de mais de 500 artistas de todos os continentes, que estiveram sob o olhar crítico do júri internacional. No fim, foi o sérvio Miro Stefanovic quem venceu o Grande Prémio do XV PortoCartoon – World Festival 2013, com a obra “Shipwreck” [Naufrágio].

Candidaturas

O Irão foi o país com mais participação: 121 trabalhos, de 41 cartunistas. Seguem-se a Roménia, a Sérvia, a Turquia, Portugal e Bélgica.

Este domingo, dia 23, foram entregues os prémios e inaugurou-se a exposição que, até dezembro, permitirá a todos dar uma vista de olhos pelas obras. Entre elas, “Atrapados”, de Boligán, artista cubano, que conquistou o segundo prémio, e “Libertea”, do holandês Wilem Rasing, que arrecadou o terceiro. Mas a escolha foi difícil e a qualidade dos trabalhos originou ainda a atribuição de oito Menções Honrosas.

Quanto aos prémios especiais deste ano – um em homenagem ao cineasta Manoel de Oliveira e outro ao nobel José Saramago – os vencedores foram, respetivamente, o colombiano Mauricio Parra e Ivan Prado, autor espanhol residente na Alemanha.

Organizado pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI), o concurso – que já vai na 15.ª edição e é considerado pela FECO (“Federation of Cartoonists Organisations”), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo – tinha o tema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.