Depois de, no passado fim-de-semana, os carros históricos terem enchido o Circuito da Boavista, é altura de o WTCC entrar em ação no Porto.

Apesar de provas como a “Super Cars International Series” e o “Super Seven” serem corridas a não perder, é o Campeonato do Mundo de WTCC que se assume como figura de destaque na Boavista, com Tiago Monteiro a representar as cores de Portugal num Honda Civic.

O Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (“World Touring Car Championship”) é um campeonato organizado pela FIA e cuja corrida na Boavista é a sétima do mundial. Até ao momento, o francês Yvan Muller, que venceu uma das corridas do ano passado em Portimão, ao volante de um Chevrolet Cruze, lidera o campeonato com 246 pontos e uma larga vantagem de 113 pontos para o italiano Gabriele Tarquini.

No que toca a Tiago Monteiro, único piloto português a conseguir um pódio na Fórmula 1, nos EUA, em 2005, chega ao Porto com o desejo de vencer no Circuito da Boavista, algo que nunca aconteceu. O piloto encontra-se no 11.º lugar do campeonato, com 60 pontos.

Esta prova do WTCC está dividida em duas qualificações e em duas corridas, de 25 minutos. Num total de 25 carros, a primeira qualificação é para todos os pilotos, enquanto a segunda apenas se destina aos 12 melhores tempos. O primeiro classificado na segunda qualificação arranca na frente da “Race 1” (primeira corrida). Na “Race 2” (segunda corrida), os pilotos a partir do 11.º classificado mantêm na grelha as posições relativas à qualificação; enquanto os dez primeiros invertem as posições (ex: o primeiro começa na 10.ª posição e vice-versa).

Com muito público à mistura, os ases do volante do WTCC prometem muito espetáculo, num fim-de-semana corrido a alta velocidade nas curvas do Circuito da Boavista.