Esta sexta-feira, o esperado primeiro dia do Positive Vibes, depois do dia de recepção, não se chegou a realizar. O afogamento de duas pessoas no Areinho levou ao cancelamento dos concertos previstos.

A PEV Entertainment, no entanto, deixa claro que esta situação não se trata de um cancelamento definitivo, mas de um adiamento: “Toda a programação será passada automaticamente para domingo. Os artistas confirmaram todos”, garantem. Dizem mesmo que “também eles [os artistas] estão solidários com esta decisão” e estão mesmo a gravar mensagens de apoio à família e aos amigos.

Esta decisão foi, acima de tudo, por “uma questão de respeito pelos amigos e familiares das pessoas que perderam a vida. Por serem aqui da zona e por ser um momento trágico, não havia condições de estarmos a fazer uma festa”, explicou, ao JPN, fonte da organização.

Os dois rapazes, irmãos de 18 e 20 anos, que faleceram no Areinho esta sexta-feira, eram de Vila Nova de Gaia e não faziam parte dos centenas de jovens que se deslocaram aquele local para o festival Positive Vibes. Ainda assim, a organização não quis deixar de levar a cabo “este pequeno luto”.

A maior parte dos festivaleiros “compreende perfeitamente”

Quanto aos festivaleiros, apesar de a alguns causar algum transtorno, são a favor da decisão da organização. Renata Guimarães e Margarida Sousa acredita que foi uma “decisão justa”, principalmente por ainda não terem encontrado os corpos. “Não ia estar ali o povo a divertir-se, sabendo que estão ali duas pessoas”, dizem. “Mas é chato, vou ter de ficar mais um dia, os meus pais não estavam a contar, e não tenho maneira de ir embora. Depois, a comida e o dinheiro não sei se vão chegar”, explica Renata.

Miguel Ângelo está ainda pior: comprou o passe de dois dias e um percalço fez com que só pudesse assistir hoje ao festival. Ou seja, no sábado vai embora sem ver nada. Mas não fosse este um festival de reggae, Miguel diz estar “um bocadinho chateado”, mas que “compreende perfeitamente”.

Elsa Oliveira tem 15 anos e voltou para casa. Estava a contar ficar os dois dias no campismo mas sem concerto, não há acampamento. “Os meus pais deixaram-me vir para ver os concertos, se não há, vou dormir a casa”, diz.

Já Edgar Costa, com 24 anos, é veterano do Positive Vibes: “Quando pensamos em reggae, pensamos em celebrar a felicidade e não é o momento apropriado, no sítio apropriado”. É de Bragança a maior parte dos amigos que está com ele trabalham na segunda-feira, por isso, não sabe se estarão presentes no domingo.

Ainda assim, Edgar diz que nada disto alterou o ambiente do festival. Em relação ao ano passado, “o espírito não mudou”, há muito mais gente e até está “muito mais alegre”.

A devolução dos bilhetes

Quem comprou o bilhete diário e o quiser devolver – ao invés de assistir aos concertos no domingo -, é feita a devolução na hora do valor total, aos os que compraram na bilheteira do festival. Aos que compraram em outros locais, podem pedir igualmente o reembolso já a partir de segunda-feira.

No caso de ter um passe e não poder estar presente no domingo, independentemente da razão, a organização substitui o passe e respetiva pulseira por um bilhete para dia 29 e sete euros de reembolso.