A partir desta terça-feira, Portugal une-se a uma das principais potências económicas mundiais, a Alemanha, para levar a cabo uma parceria ao nível do emprego, que deverá ter impacto, sobretudo, na população mais jovem.

Segundo declarações de uma fonte do Ministério da Economia à Agência Lusa, o acordo entre os dois países será válido durante três anos e vai permitir mais facilidades na mobilidade de estudantes e outros trabalhadores para ambos os territórios. A promoção de emprego, estágios e formação profissional é um dos objetivos da parceria.

Um outro aspeto do protocolo tem a ver com a relação próxima que o Instituto de Emprego e de Formação Profissional (IEFP) vai passar a ter com o organismo alemão correspondente, o que revela, claramente, a aposta na criação de postos de trabalho.

Por fim, o acordo que vai ser assinado esta tarde por Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia, e Úrsula Von der Leyen, responsável alemã pela pasta do Trabalho, pretende ajudar as empresas de ambos os países a instalarem-se nos dois territórios de uma forma mais simples, através de mecanismos próprios.