No Porto há um edifício desenhado pelo Pritzker português que está fechado há sete anos. Trata-se da Casa das Artes. Mas certamente que, agora, Eduardo Souto de Moura poderá ficar mais satisfeito, visto que o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, anunciou a reabertura do local para outubro ou novembro deste ano.

O único processo que falta concluir são as obras finais de reabilitação do edifício, que vão decorrer nos proximos meses. Depois disso, a Casa das Artes poderá voltar a ser visitada, desta vez na forma de um centro cultural, composto por uma biblioteca de artes e com a presença do Cineclube do Porto, que vai exibir filmes num auditório. Estas informações foram avançadas em comissão parlamentar.

A novidade surge após a abertura, também, dos jardins da Casa Allen, que contemplam o mesmo espaço da Casa das Artes, na Rua António Cardoso. Agora, quer à semana e ao fim-de-semana, este espaço verde pode ser visitado por qualquer pessoa entre as 10h e as 19h.

Importa referir que a Casa Allen, os jardins e o auditório Casa das Artes é um imóvel classificado como monumento de interesse público desde maio de 2012, que pertence à Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).