Esta quarta-feira arranca, no Centro de Congressos do Dragão, no Porto, a Universidade de Verão do Partido da Esquerda Europeia. Durante quatro dias (decorre até sábado, 6 de julho), vão ser discutidos diversos temas sociais e políticos que prometem cultivar o debate democrático.

Vai ser dado um especial destaque às várias políticas autárquicas, com conversas sobre a “Saída da crise da dívida: o novo papel do BCE e do sector público bancário no financiamento da economia”; “Os serviços públicos e o Estado social”; “A reconstrução da produção na indústria, agricultura e pescas na Europa”; “A América Latina e a Europa”; “Experiências autárquicas de esquerda: políticas sociais”; “Privatização da Água”, entre outras, sendo que todas podem ser consultadas nos programa [PDF].

Para além disso, a Universidade de Verão do Partido da Esquerda Europeia vai contar com a presença de um painel de oradores vasto. Desde os portugueses João Semedo, Francisco Louçã, ou Catarina Martins, entre outros, aos internacionais Loudovikos Kotsonopoulos, Cornelia Hildebrand, ou Pablo Sánchez Centellas, entre muitos outros, não vai faltar abrangência geográfica para debater qualquer assunto com conhecimento de causa.

Esta iniciativa dispõe de tradução simultânea em inglês, francês e português para todas as conferências e seminários.