O método desenvolvido pelo Grupo Volvo e a empresa de energia sueca Alstom, com o apoio da Agência Sueca de Energia e da Lund University, envolve a colocação de duas linhas de energia diretamente na estrada para que, utilizando uma tecnologia wi-fi, os veículos elétricos sejam continuamente alimentados com eletricidade. A ideia é que, enquanto se conduz, a bateria do carro elétrico seja carregada.

O Grupo Volvo construiu, no ano passado (em conjunto com a Alstom), uma pista de 400 metros com o sistema de cabos integrado na sua fábrica de testes em Hällered, na Suécia, para testar um camião (com um motor diesel) que tem instalado um acumulador de corrente especial. Este, ao entrar em contacto com as linhas de energia instaladas na estrada (ver imagem principal), consegue gerar 750 volts de eletricidade. Um sistema de “estrada eletrificada” como este significaria combater o problema da pouca autonomia dos carros elétricos ou o prolongado tempo de recarga.

Esta ideia também tem sido partilhada pela Siemens (ver vídeo em baixo) e por outras empresas norte-americanas. Embora o desenvolvimento técnico do acumulador de corrente, do motor elétrico e dos sistemas de controlo necessárias continue, o projeto de pesquisa também está a considerar a melhor forma de implementar e manter este sistema.

No entanto, as questões da construção e manutenção das estradas e, até mesmo, o método de pagamento que seria usado para este sistema são os “ses” que as empresas querem ultrapassar em nome do avanço da tecnologia e para um ambiente melhor.