Parece uma simples caixa de cozinha, transparente e de tampa branca, mas o Kitchen Safe é uma espécie de cofre para os viciados em doces ou em tecnologia. Apesar do nome, não é um utensílio de cozinha normal.

Qualquer pequeno objeto pode ser trancado no seu interior, não é obrigatório que se trate de comida: telemóveis, gadgets, brinquedos, dinheiro, cigarros ou presentes.

A ideia é controlar a vontade de comer mais uma bolacha antes do jantar ou de continuar a usar o telemóvel, por exemplo.

“Depois de anos a jogar às escondidas com as minhas bolachas, a ideia surgiu. Se tivesse um recipiente com um mecanismo de fechadura temporizada para armazenar a comida, não poderia petiscar – e a minha mulher e eu podíamos parar de jogar às escondidas”, conta um dos criadores do Kitchen Safe no texto de apresentação.

Os objetos ou a comida podem ser guardados por um período mínimo de um minuto e até dez dias. Para ativar a fechadura com temporizador é necessário, apenas, escolher o tempo e pressionar o botão branco da tampa para baixo. Uma vez fechado, este cofre só pode voltar a ser aberto quando o tempo chegar a zero, no ecrã.

Os criadores do Kitchen Safe lançaram uma campanha de financiamento no Kickstarter, uma plataforma norte-americana de crowdfunding, e, a 12 dias do fim, já conseguiram angariar mais de 30 mil dólares – o valor que pretendiam.

O Kitchen Safe está à venda no Kickstarter, como forma de contribuição para o crowdfunding, e custa 35 dólares (cerca de 27 euros).