“Everything I Needed to Know About Physics I learned from Reading Comic Books” (“Tudo o que eu precisava de saber sobre Física aprendi ao ler banda-desenhada”). Esta é a designação de um seminário bastante popular na Universidade do Minnesota, nos EUA, liderado por James Kakalios, professor de Física naquela instituição.

O nome da aula foi atribuído por Kakalios, para descrever, efetivamente, o que aconteceu com o próprio. Desde 2001 que o professor de Física leciona o seminário recorrendo a exemplos de poderes de vários super-heróis para explicar a disciplina.

Durante esta quinta e sexta-feira, a Universidade do Porto (UP) recebe James Kakalios, na Faculdade de Deporto (FADEUP), às 14h30, e na Faculdade de Ciências (FCUP), às 10h30, respetivamente. Em conferências de entrada livre, vai ser possível perceber, por exemplo, a ciência por detrás da explosão do planeta Krypton, de Super-Homem, ou a Física existente na armadura do Homem-de-Ferro.

Na verdade, estes são apenas alguns dos exemplos presentes num dos livros de James Kakalios – “The Physics of Superheroes”. Na descrição do livro pode ler-se que, na obra, a Física é abordada “desde Isaac Newton ao transístor”, mas todos os exemplos provêm dos livros de super-heróis, a fim de provar quão reais estes podem ser.

Kakalios, além de professor e autor, também trabalhou como consultor para alguns filmes do género, como “Watchmen” e “The Amazing Spider-Man”.