O cartaz da edição 2013 do Festival Paredes de Coura está oficialmente fechado, a partir desta quarta-feira. Não sem antes sofrer uma perda: The Kills, que atuariam no dia 16 de agosto, cancelaram o concerto devido a uma lesão do guitarrista. Em substituição de uma das bandas mais esperadas da line-up, são os britânicos Echo and The Bunnymen quem ruma às margens do Taboão.

No mesmo dia, sobem ao palco The Horrors – depois do concerto de estreia, em 2009 – e impõe-se a cultura nacional, com The Glockenwise e Noiserv a representar as bandas portuguesas. Toy, Iceage, Delorean, Citizens!, Simian Mobile Disco, Cold Cave, Will Saul e Peace compõem o terceiro dia oficial.

Mas a festa começa três dias antes, com a recepção aos festivaleiros, no dia 13. Tape Junk, Bisonte, Sensible Soccers, Moulinex e The Filthy Pigs inauguram o festival e sublinham a clara aposta em novos talentos nacionais.

Já no primeiro dia, 14 de agosto, é Alabama Shakes quem promete animar a clareira courense, depois de Bombino e Unknown Mortal Orchestra. A compor o dia estão ainda os agora confirmados Discotexas e Headbirds (Dj Set).

The Vaccines atuam a 15 de agosto

No segundo dia, The Vaccines juntam-se à dupla sueca The Knife e aos britânicos Everything Everything, depois de Hot Chip, John Talabot, Little Boots, The 2 Bears e a banda revelação do Warm-Up, Veronica Falls. Widowspeak e Jagwar Ma também marcam presença.

A encerrar o festival, Justice (DJ Set) unem-se aos escoceses Belle and Sebastian, a Palma Violets, Calexico, Phosphorescent e xxxy e Ducktails. No mesmo dia atuam ainda os portugueses Gala Drop e Papercutz, tal como os norte-americanos Bass Drum of Death e os irlandeses And So I Watch You From Afar.

Resta fazer a mala, sem preocupação com alojamento, com tudo o que não pode faltar a um adepto do “Paredes” – calção de banho incluído, não fosse o Taboão uma das maiores atrações do recinto. O passe custa 80 euros.

Para os menos aventureiros, só o dia 14 custa 30 euros, enquanto os restantes (15, 16 e 17) sobem para os 40 euros. No dia de recepção, só os portadores de bilhete (seja ele passe ou diário) podem estar presentes.