É em português que o Marés Vivas vai começar. A partir das 18h15 desta quinta-feira, na Praia do Cabedelo, em Vila Nova de Gaia, The Glockenwise, The Throes and The Shine e Rey Brandão são os responsáveis por agitar as primeiras “marés”, no palco Santa Casa. Só às 20h30 é que se começam a ouvir os acordes do palco principal, na outra ponta do recinto. São os We Trust que vão entreter o público até à chegada dos veteranos do rock: Bush e Smashing Pumpkins. Mas, antes, ainda há para ver Beware of Darkness, ainda só com um álbum editado.

No dia 19, Márcia e The Happy Mess são os primeiros a atuar, e, ao cair da noite, passam o testemunho a Orelha Negra. Depois, La Roux vai trazer não só novos temas, do novo álbum ainda sem data de lançamento, mas também as conhecidas “Bulletproof” e “In for the kill”. Para recarregar energias, James Morrison vai misturar o romantismo ao pop e lançar o tapete para a eletrónica de David Guetta. O DJ francês pretende transformar o recinto numa discoteca ao ar livre com as recentes “Titanium” e “She Wolf”, ou as mais antigas “Momories” e “One Love”.

O último dia é o que está a levar mais gente a comprar bilhetes, principalmente por causa dos 30 Seconds to Mars. A banda tem um novo álbum para apresentar aos portugueses, mas só sobem ao palco à uma da manhã. Antes, há para ver Virgem Suta e Rui Veloso, o padrinho desta edição. Klaxons atuam às 23h30 para levar o indie rock aos festivaleiros. Marta Ren e Ultraleve abrem o Palco Santa Casa, a partir das 18h15.

Depois dos cabeças de cartaz, o Palco Santa Casa converte-se no Palco Moche Room. No primeiro dia, a tenda eletrónica fica a cargo da Lovers & Lollypops, no dia 19 é a Festa Gigi que assume funções, e, no último dia, 1.ª Linha Com Baile Tranquilo encerram o festival.

Para quem é de fora, chegar ao recinto também é fácil

A melhor opção para chegar ao Marés Vivas são os transportes públicos. Para isso, a estão garantidos autocarros com serviço especial, desde a Casa da Música, Parque das Camélias (Batalha) e Mouzinho da Silveira. De metro, a estação mais próxima é General Torres, sendo depois preciso apanhar o autocarro. Para quem preferir ir de carro ou comboio, o site oficial mostra como fazer.