Esta é a primeira edição do “Mobile for Good Europe Awards”, um concurso levado a cabo pela Fundação Vodafone, em parceria com a AGE Platform Europe e o European Disability Forum, que pretende premiar aplicações móveis para Android e iOS.

O principal requisito é a demonstração de um “substancial benefício público”, refere a organização, em comunicado. Ou seja, têm de ser aplicações que melhorem a qualidade de vida das pessoas e da comunidade.

Contexto

Este concurso surge na sequência do sucesso do anterior “Smart Accessibility Awards”, também da Fundação Vodafone. Aconteceu em 2011 e 2012 e premiava aplicações Android dirigidas a séniores e pessoas com deficiência. Em 2011, a aplicação vencedora da categoria Saúde (“Help Talk”) foi desenvolvida por um programador português.

Dividido em quatro categorias – Saúde, Acessibilidade, Educação e Mobilidade -, este concurso oferece prémio no valor total de 200 mil euros, que se destinam ao desenvolvimento das aplicações premiadas. O primeiro lugar de cada uma das categorias recebe 30 mil euros, o segundo ganha 15 mil e o terceiro, cinco mil euros.

A cerimónia de entrega dos prémios já tem data e local marcados: decorre a 5 de dezembro, em Bruxelas.