Michael Donauer, doutorando na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, foi recentemente distinguido com o Best Paper Award. Já Luís Belchior dos Santos, professor na Faculdade de Ciências, conquistou um dos mais importantes prémios da Química.

Luís Belchior dos Santos é professor do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e recentemente conquistou o James Christensen Memorial Award 2013. Aos leigos pode não dizer grande coisa, mas é um dos mais importantes prémios internacionais no campo da Química.

A atribuição foi feita durante a Calorimery Conference U.S.A. (Calcon 2013) e fez de Luís o 23.º cientista, a nível mundial, a receber o prémio. Concedido anualmente pela Board of Officers and Directors of the Calorimetry Conference USA desde 1988, serve de homenagem ao professor James J. Christensen da Brigham Young University. O objetivo é distinguir investigadores que tenham dado uma contribuição assinalável para o desenvolvimento/desenho de calorímetros (instrumentos utilizado na medição de calor).

É o caso de Luís, que, paralelamente à sua atividade científica – que se centra no estudo termofísico e termoquímico de compostos poliaromáticos, materiais semicondutores orgânicos e líquido iónicos – se dedicou ao desenvolvimento de metodologias e instrumentação científica nas áreas da calorimetria, termofísica e metrologia de temperatura e pressão.

Com 47 anos é ainda diretor de Curso da Licenciatura em Química e do seu currículo constam duas patentes e mais de 100 artigos em revistas científicas internacionais.

Optimizar a produção industrial

Michael Donauer é ainda estudante, no Programa Doutoral em Líderes para Indústrias Tecnológicas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no âmbito do programa MIT Portugal, o que não o impede de ir conquistando algumas distinções. Recentemente, durante a International Conference Flexible Automation and Intelligent Manufacturing (FAIM 2013), que decorreu no Porto, conquistou o “Best Paper Award”, integrado na, que decorreu na cidade do Porto.

O trabalho de investigação que lhe valeu o prémio passou pela criação de uma ferramenta capaz de facilitar e aperfeiçoar constantemente os processos de fabrico. Basicamente, identifica as causas de não-conformidade em ambientes de produção industrial em massa – onde habitualmente existem grandes quantidades de informação de forma pouco organizada, que podem dificultar o processo produtivo.

Durante o trabalho de investigação, Michael Donauer realizou um estágio numa empresa do setor automóvel. Os resultados obtidos permitiram a elaboração e uma solução à medida das necessidades da empresa, que depois poderia ser aplicada pelos engenheiros de qualidade, de forma a otimizar procedimentos.