A iniciativa é do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o Centro Nacional de Cultura (CNC), e visa “estimular o trabalho criativo dos jovens”. As candidaturas para as Bolsas Jovens Criadores 2013 estão abertas até 15 de setembro.

No máximo podem ser atribuídas quatro bolsas “em todas ou algumas” das quatro áreas escolhidas: literatura, artes visuais (vídeo/artes plásticas), artes do espectáculo (dança/teatro) e música. O valor mais alto das bolsas, 16 no máximo, situa-se nos 1500 euros.

Os projetos podem ser “de criação, investigação ou formação”. A forma de apresentação fica a cargo dos candidatos, existindo apenas a obrigação de entrega de uma proposta de trabalho “clara”, acompanhada de orçamento “e outros elementos que possam ser úteis para a respetiva avaliação”. Na área da música é obrigatória a apresentação de “provas auditivas e/ou visuais”.

As bolsas a atribuir dirigem-se a jovens, de nacionalidade portuguesa, “de idade não superior a 30 anos, que tenham já apresentado publicamente um trabalho na área em que concorrem”, pode ler-se no regulamento. Os candidatos não podem “acumular bolsas de quaisquer outras instituições portuguesas em relação ao mesmo projeto apresentado”.

Os nomes dos selecionados deverão ser anunciados a 15 de outubro.