Até 10 de setembro permanece aberto um concurso promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para a contratação de investigadores doutorados de qualquer nacionalidade, área científica e académica. Na sequência deste concurso, o CETAC.MEDIA – Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação, com pólos nas Universidades do Porto e Aveiro, já manifestou recetividade para acolher alguns dos candidatos que vejam as suas candidaturas aprovadas.

Ainda assim, as manifestações de interesse devem ser remetidas à direção do CETAC.MEDIA até 8 de setembro, através do seguinte e-mail: [email protected]. Com esta iniciativa, a FCT pretende “apoiar excelentes investigadores, de todas as nacionalidades, que tenham potencial para desenvolver investigação inovadora e tornarem-se líderes na sua área”, pode ler-se na página do concurso, que anuncia, ainda, a existência de 150 vagas.

Avaliação

As candidaturas vão ser avaliadas por reconhecidos especialistas em várias áreas científicas, segundo três critérios gerais:

– Mérito científico do candidato;
– Plano de desenvolvimento de carreira;
– Mérito científico, natureza inovadora e exequibilidade do projeto de investigação.

Posteriormente, serão atribuídas classificações numa escala de 1 a 9, sendo que serão aprovadas apenas as candidaturas que atingirem valores superiores a 7.

A entidade faz referência, também, para uma “remuneração competitiva”, destinada a quem vier a desempenhar aquela função, a que pode acrescer uma financiamento complementar start-up de 50 mil euros, “para investigadores que não sejam Investigador Responsável em nenhum projeto ativo (financiado pela FCT) a partir de 1 de janeiro de 2014”.

No entanto, o concurso revela a existência de três níveis de financiamento e as condições necessárias para atingir cada um: “Nível inicial – para doutorados, com um currículo de mérito excecional e sem exigência de independência científica prévia, com doutoramento concluído há mais de 3 anos e menos de 8 anos”; “Nível de desenvolvimento – doutorados com um currículo de mérito excecional e experiência como investigador independente”; “Nível de consolidação – para doutorados com experiência como investigador independente com um currículo excecional e que evidenciem liderança científica numa determinada área do conhecimento”.

Outras questões sobre o concurso e requisitos de admissão podem ser consultados no regulamento [PDF]. Por fim, as candidaturas devem ser submetidas eletronicamente, em língua inglesa, através da plataforma Investigador FCT.