Quem quiser bater à porta de uma casa em Guimarães, entrar e transformá-la num palco, só tem de fazer o seguinte: inscrever o seu projeto até à meia-noite de 15 de agosto. E quem quiser receber um espetáculo, só tem de fazer o mesmo. O Guimarães Noc Noc, um festival de rua, que tanto inclui o teatro e a declamação de poesia como a música ou a perfomance, vai visitar a cidade pela terceira vez, a 5 e 6 de outubro. Os participantes podem propor espaços e/ou trabalhos (vídeo, artes plásticas, performances, música, instalações, fotografia, poesia e teatro). Não há praticamente financiamento nenhum para a elaboração de projetos. Irá somente ser dada alguma ajuda, se necessária, a nível logístico.

Durante a edição do ano anterior, Adriana Miranda, membro da organização, estranhou não receber chamadas durante cerca de 30 minutos. Mas quando reparou, tinha o seu telemóvel em silêncio e vinte chamadas não atendidas. Os números vêm confirmar esta história caricata. A adesão foi muito grande em ano de Capital Europeia da Cultura: 500 artistas (200 eram portugueses de outras cidades), 320 projetos e 70 espaços. O evento foi um dos que mais lucros deu ao comércio local, segundo um estudo da Universidade do Minho.

Ao P3, Adriana adiantou que “os números não são importantes e que o que pretendem é dar continuidade ao conceito de partilha entre artistas e público num ambiente mais intímo”. Todavia, a organização gostaria de aumentar o número de pessoas de Guimarães a abrir as suas portas a este festival – uma iniciativa do coletivo “Ó da Casa”.

Este ano, à semelhança do que aconteceu em 2012, com a vinda de mais de 20 artistas japoneses e mais uns quantos da Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Brasil, a organização quer reforçar a presença de artistas europeus. Um grupo de artistas da Escócia virá a Guimarães apresentar o seu projeto na área das artes performativas. Serão possivelmente estes quem irão criar a sinalética dos locais dos eventos.

O Guimarães Noc Noc tem sido, para já, divulgado por participantes de anteriores edições que usam t-shirts com o nome do evento. Bem, podem não acreditar, mas t-shirts do festival já foram vistas na Suíça (foto principal), em Bissau ou até no Circulo Polar Ártico. É verdade.

Para fazer inscrição, basta preencher o formulário online. Se não for artista, pode sempre abrir a sua casa e receber convidados inesperados para eventos únicos, que não se produzem em série.