As exibições acontecem em sítios diferentes, para ir variando, mas há sempre 200 lugares sentados garantidos – até a lotação esgotar. É que cinema gratuito não há todos os dias e, por isso, pode ir marcando na agenda: todos os sábados e domingos, às 22h.

A lista começa com “O Grande Gatsby”, a 3 de agosto, na Praça das Cardosas. No dia seguinte, no Monte Aventino, é exibido “Argo”. Já dia 10, há que rumar ao Jardim do Passeio Alegre para ver “Os Estagiários” e dia 11 “A Noite dos Mortos Vivos” na Gruta dos Jardins do Palácio de Cristal.

Uma semana depois, a 17 e 18 de agosto, há “Django Libertado” na Cândido dos Reis e “Hitchcock” na Av. Vimara Peres (junto à Ponte D. Luis), respetivamente. “Die Hard” ocupa a Praça do Metro da Trindade a 24 de agosto e “A Ressaca” arrancará, provavelmente, muitas gargalhadas a quem der um saltinho à praça D. João I.

Para terminar, a Praça Carlos Alberto recebe “Lincoln” no dia 31 de agosto e, já em setembro (dia 1), é exibido o filme “Batalha do Pacífico” na Praça da Ribeira.

A organização é da Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, e do INATEL. Em caso de mau tempo, a sessão pode ser cancelada.