A abertura das candidaturas surge com um mês de atraso, como fez notar a Associação de Bolseiros e Investigadores Científicos (ABIC) recentemente, mas aconteceu. Já é possível fazer a submissão dos pedidos de bolsas individuais à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), até 19 de setembro.

Investigador FCT

Atualmente, já estão também abertas as candidaturas online para o programa Investigador FCT, até 10 de setembro. Todos os investigadores doutorados, de qualquer nacionalidade e de qualquer área científica ou académica, podem inscrever-se para tentarem obter um dos 150 contratos de investigação.

As bolsas de doutoramento e doutoramento em empresas, no valor de 980 euros, são atribuídas a estudantes com média de licenciatura igual ou superior a 14 em licenciaturas pré-Bolonha ou mestrados pós-Bolonha. As bolsas de pós-doutoramento, como o próprio nome indica, são para aqueles que pretendem continuar os estudos após a conclusão do doutoramento e têm o valor de 1495 euros mensais.

As candidaturas devem ser submetidas online, através do formulário disponibilizado na página oficial da FCT. Os resultados serão divulgados, para consulta dos candidatos, em local a indicar no edital do concurso, até 90 dias úteis após a data limite de submissão das inscrições.

A ABIC, em comunicado, garante que em breve irá “oficializar” a sua posição “relativamente ao concurso de bolsas 2013”. “Desde já podemos adiantar que não concordamos com as restrições nem as exclusões artificiais que a FCT impõe”, diz a associação. Assim, “apela a todos” que façam chegar “as suas opiniões sobre as alterações a este Concurso. Simultaneamente, a ABIC decidiu avançar dentro de poucos dias com iniciativas de ação e protesto” contra esta situação.