O acordo com a Zynga, responsável pelo Farmville, terminou e o Facebook já está à procura do novo sucesso entre os jogos mobile para a rede social. Para isso, lançou o programa – ainda piloto – “Mobile Games Publishing”, para procurar os jogos que merecerão a atenção dos mais de 800 milhões de utilizadores mensais que acedem através do smartphone.

Através do programa, o Facebook oferece, para além do suporte promocional e do contacto com o público, a possibilidade de difusão em todas as aplicações móveis da rede social. A fomentação do negócio, assim como o seu desenvolvimento, e a construção de um futuro com sucesso são duas das metas. Em troca do apoio, os lucros dos criadores são partilhados com a rede social.

“Com a nossa capacidade de segmentação única e com utilizadores que gostam de jogar uma grande variedade de jogos mobile, vamos ajudar as pessoas certa a descobrir o seu jogo”, garante a empresa, na página do projeto. Para monitorizar o real sucesso do jogo, a rede social vai disponibilizar ferramentas de análise aos criadores.

Até agora já foram selecionados dez jogos – entre eles o “Train City”, o “Monster Legacy” ou o “Samurai Siege” – mas os interessados ainda podem submeter propostas, no formulário online.